Seguradoras com resultados positivos
O sector segurador registou lucros de 272 milhões de euros entre Janeiro e Setembro do ano findo. Das 47 empresas de seguros, 33 apresentaram resultados positivos. No terceiro trimestre de 2010, registou-se uma subida na produção, obedecendo à propensão evidenciada nos meses anteriores. No total dos nove meses de 2010, o aumento é de 21.6 por cento face ao mesmo período de 2009, valores que se devem praticamente ao ramo Vida.
“É de realçar o volume acumulado de prémios nos seguros PPR, cerca de 2,4 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 18.2 por cento face a Setembro de 2009”, refere o Instituto de Seguros de Portugal (ISP).
O ramo Automóvel apresentou, pelo segundo trimestre consecutivo, um acréscimo, ainda que ligeiro, no valor da produção face aos períodos homólogos.
Outro facto a registar te ma ver com o acréscimo (8.1 por cento) nos sinistros, onde também aqui foi o ramo vida que mais cresceu – 9.6 por cento.
Observou-se um aumento do valor das carteiras de investimento das seguradoras, resultantes em grande medida do investimento em títulos de dívida.
A taxa de cobertura das provisões técnicas diminuiu ligeiramente relativamente ao final de 2009, precisamente seis décimas de ponto percentual.
A taxa de cobertura da margem de solvência das empresas supervisionadas pelo ISP situou-se, em Setembro de 2010, na ordem dos 190%.