Seguradoras portuguesas aumentaram lucros em 2012

Março 5, 2013

subidaAs seguradoras que atuam no mercado português aumentaram os lucros para 542 milhões de euros em 2012, tendo desembolsado mais de 330 milhões de euros em impostos a favor do Estado.

Os resultados, que se comparam com um lucro global de dez milhões de euros em 2011 foram divulgados pela APS – Associação Portuguesa de Seguradores, mas não são definitivos, estando porém próximos dos finais.

O crescimento significativo dos lucros das cerca de 40 seguradoras representadas pela APS, quando comparados com os resultados praticamente nulos de 2011, é justificado pelos resultados financeiros, que acompanharam a melhoria significativa dos mercados ao longo do ano passado, ao passo que os resultados técnicos se mantiveram estáveis.

Segundo Pedro Seixas Vale, o presidente da APS, os resultados foram melhores do que o previsto. Para este ano, o presidente dos seguradores prevê que o setor assista a pressões na sua rentabilidade, sobretudo, tendo em conta a evolução do mercado da dívida pública, que constitui o “grosso” das carteiras de ativos das companhias de seguros, e que será difícil imitar a grande melhoria registada em 2012.

Os capitais próprios das seguradoras portuguesas aumentaram significativamente – 1.5 mil milhões de euros, ultrapassando pela primeira vez os cinco mil milhões de euros – quase 10% do ativo total.

Em 2012 também se reforçou a solvência das seguradoras. O rácio global de solvabilidade aumentou quase 80%, ascendendo a 255%.

 

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de especialistas em seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham graciosamente essa informação.

Deixe um comentário