Seguradora BES Vida em vias de ser totalmente do BES
O BES vai comprar a metade que lhe falta na BES Vida aos gauleses do Crédit Agricole por 225 milhões de euros. Entretanto,
Ao mesmo tempo, o banco informou também que vai proceder a um aumento do capital social em 1010 milhões de euros, reforçando os rácios até às metas exigidas pelos reguladores.
A compra da quota que ainda não é propriedade do banco na BES Vida vai ser financiada precisamente com uma parcela que advirá do encaixe conseguido por este aumento de capital.
Após a aquisição dos 50% em falta, o BES será detentor da totalidade do capital social da seguradora do ramo vida, controlando assim a gestão de forma total.
Desse controlo resultará segundo o BES, a potenciação da comercialização dos seguros daquela companhia, com a qual o Banco tem um acordo de exclusividade.
Compra da BES Vida na autoridade da concorrência
De imediato o acordo conseguido entre o BES e o Crédito Agrícole foi comunicado também à Autoridade da Concorrência que já publicou o anúncio da notificação onde se pode ler que a 11 de Abril recebeu a notificação da operação. Ainda segundo o mesmo, o Banco Espírito Santo pretende deter o controlo exclusivo da seguradora BES Vida, através da aquisição da metade do capital que não detém.