Nasce a Fidelidade Companhia de Seguros
Já há luz verde do Instituto de Seguros de Portugal para a fusão das principais companhias de seguros do Grupo Caixa Geral de Depósitos – a Fidelidade Mundial e a Império Bonança, que serão privatizadas ainda durante este ano de 2012. Mais que uma fusão, será uma incorporação da Império na Fidelidade, nascendo assim a Fidelidade Companhia de Seguros com trinta por cento de quota de mercado em Portugal.
A Fidelidade Mundial absorverá a Império Bonança e proceder-se-á à respetiva transferência de carteira entre as seguradoras com a extinção da Império.
Esta medida encaixa na reestruturação do Grupo Caixa Seguros e Saúde, em virtude do acordo estabelecido com a Troika no ano passado.
Esta operação constitui uma oportunidade de maximizar a eficiência da gestão do capital do grupo, de concluir a integração operacional, de simplificar os processos, de aperfeiçoar a partilha de infraestruturas de suporte, tudo de modo a assegurar uma ainda mais eficiente afetação de recursos nas seguradoras da Caixa.
O Estado Português, o único acionista do Grupo Caixa Geral de Depósitos, aprovou esta incorporação em outubro passado e por volta dessa mesma altura, Magalhães Correia, o presidente da Império Bonança e Fidelidade Mundial, afiançou que a combinação das seguradoras não aconteceria apenas como resposta às exigências da troika, embora tenha considerado que tal tenha tornado mais fácil a alienação.
A nova Fidelidade Companhia de Seguros, que já era a primeira seguradora em Portugal, com a incorporação da Império, a segunda, passará a deter uma quota de mercado de 30%.